JESUS

http://www.recadosface.com/img-9542.html

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Aspecto histórico do município de jurema – PE.


Segundo os antigos, no ano de 1840, em virtude da seca que castigava o sertão paraibano, o sertanejo retirante por imposição, José Pedro de Araujo, saiu de sua terra natal Piancó em busca de uma terra fértil e que fossem bastante favoráveis em água. Na sua trajetória de nômade acampou em diversas localidades com sua família. Mas, em nenhuma correspondia a seus objetivos. As perspectivas pela longa caminhada diminuíam a cada localidade que chegara. Extenuado pela longa caminhada, com sua prole, José Pedro de Araujo parou com sua caravana de retirantes para descansar numa localidade que servia de parada para o descanso dos comerciantes ambulantes que transitavam na velha estrada que ligava o município de Garanhuns ao município de Bonito, ladeada por uma grande quantidade de árvores denominada Jurema, que segundo alguns estudiosos, a origem na língua tupi-guarani, significa “árvore com espinhos fedorentos” ou arbusto espinhoso do Brasil, acácia, espinheiro. Tupi ju,yu, espinho e rema,ema,quantidade de – Francisco da Silveira Bueno – Dicionário Etimológica da Língua Portuguesa) que mais tarde emprestaria o nome para batizar a cidade que estaria nascendo.
                Sr. José Pedro de Araújo após uma refeição, amparado pela sombra de uma frondosa jurema, vencido pelo cansaço, adormeceu. Ao acordar e com olhar perscrutador, o que viu foi o que muitos que por ali passavam nunca haviam percebido a beleza à sua volta. Notou então, que se encontrava num lugar praticamente desabitado, com um lindo panorama encantado a paisagem do lado do poente, formando um extenso tabuleiro, uma espécie de agreste, entre a caatinga e os brejos da mata, Percebeu também uma vegetação rasteira, com muitas fontes de água o que lhe pareceu um sonho. Uma bela serra que mais tarde designou-a de serra dos caboclos, uma vez que encontrou objetos que identificaram tribos indígenas em épocas passadas. Fascinado pela beleza da região, decidiu fixar residência e construir uma nova vida ao lado de sua esposa Maria da Conceição e de seus familiares. Tomada essa decisão, os principais objetivos a serem realizados por aquele desbravador estavam no povoamento do local e na homenagem à santa de sua devoção, Nossa Senhora da conceição, onde em cima de uma pedra ao lado de sua casa, construiu uma capela onde colocou a imagem de Nossa Senhora da conceição que a trouxe de Piancó em seu matulão. A imagem escutada em madeira onde ainda hoje pode encontrar-la na Igreja Matriz de nossa Senhora da Conceição no marco zero da cidade de Jurema. 
       No sertão de Piancó  no Estado da Paraíba de onde procederam, seus parentes foram informados sobre a descoberta do terreno fértil e rico em fontes de água cristalina, em vista disso, emigraram para o local com a esperança de um futuro promissor. Como conseqüências dessa emigração foram construídas outras moradias e, a medida do desenvolvimento da prole, organizou-se a povoação com o nome de Jurema nome este atribuído a algumas árvores encontradas às margens da estrada, marcando um ponto de descanso aos viajantes, que se deslocava por uma velha estrada de Garanhuns com itinerário para Bonito. Apesar de não se ter conhecimento de outros povoados antes de 1840, segundo os memorialistas, tudo indica porem, que dentro do território já existia outras habitações, mesmo porque há referência à passagem de tropas com destino ao vizinho município de panelas, para combater os jagunços da guerra dos cabanos, em 1832. Por causa disso, não se tem de fato certeza se a povoação de Queimadas foi fundada posteriormente. Consta apenas, que a construção da capela desse povoado, foi sob a invocação de Santo Antônio em 1872 e de responsabilidade do senhor Jacinto e dona Antônia Paes de Souza.
                 O Distrito de Jurema, criado pela Lei Municipal de nº 34, de 20 de outubro de 1899, pertencente ao Município de Quipapá. A sede do distrito foi elevada à categoria de vila pela Lei Estadual de nº 991, de 01 de julho de 1909, e pela Lei estadual de nº 1.931, datada de 11 de setembro de 1928 – Jurema tornou-se Município autônomo, sendo sua sede elevada a categoria de cidade. A sua instalação ocorreu em 01 de janeiro de 1929. Administrativamente, o Município é formado pelos distritos: Sede e Santo Antônio das Queimadas e pelo povoado de Mocós. Anualmente, no dia 11 de setembro, Jurema comemora a sua emancipação política.
                Atualmente, com uma população de 14.174 habitantes e uma área geo-espacial 146,4km², Jurema apresenta como município limítrofes Panelas, Quipapá, Lajedo e Canhotinho.
               Dotada de uma população marcadamente jovem, o município destaca-se pela produção eminentemente de feijão, tomate, maracujá e pimentão. Seu sistema educacional é formado por 01(uma) escola estadual de ensino fundamental II e ensino médio, 03 creches e 34 (trinta e quatro) da rede municipal destacando a escola padre Ibiapina ensino fundamental I e II; escola Dom Carlos Coelho fundamental I e EJA; a escola Senador Paulo Guerra no Distrito de Santo Antonio das Queimadas ensino fundamental I e II, as demais escolas municipais são dotada do ensino fundamental I.O sistema de saúde do município é formado pelo hospital municipal santa Quitéria 06 equipes de PSF e 36 agentes do PACS.
               Apesar da escassez de chuvas apresentando uma redução siquinificativa da sua produção potencialmente agrícola, que contradizem os laudos técnicos do IBGE (2000) a administração está investindo em ações produtivas nas áreas de caprinocultura, bovinocultura de leite com um pleno incentivo a agricultura familiar como um grande desafio, para que os munícipes impulsionem uma política de emprego e renda, voltada para sustentabilidade econômico-social de seu povo.         

MUNICÍPIO DE JUREMA CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS:


Características geográficas Área 148, 246 km² [2] População 14 494 hab.  IBGE/2010[3] Densidade 97,77 hab./km² Altitude 723 m Clima Tropical Chuvoso, com verão seco As' Fuso horário UTC−3
O município de Jurema está localizado na mesorregião Agreste e na Microrregião Garanhuns do Estado de Pernambuco, limitando-se a Norte: Panelas, Sul: Canhotinho, Leste: Quipapá e Oeste: Ibirajuba Distância de Recife: 204 km.
O clima é do tipo Tropical Quente e úmido Chuvoso, com verão seco. A estação chuvosa se inicia em janeiro/fevereiro com término em setembro, podendo se adiantar até outubro. A Temperatura média anual 21,9 °c.
O município de Jurema está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros. Ocupa uma área de arco que se estende do sul de Alagoas até é o Rio Grande do Norte. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecado
O município de Jurema encontra-se inserido, geologicamente, na Província Borborema, sendo constituído pelos litotipos da Suíte Intrusiva Leucocrática Peraluminosa, representada por leucogranitoide a duas micas com granada e cordierita. Com respeito à fertilidade dos solos é bastante variada, com certa predominância de média para alta. Nas Superfícies suaves onduladas, ocorrem os Planos solos, medianamente profundos, fortemente drenados, ácidos a moderadamente ácidos e fertilidade natural média e ainda os Podzólicos, que são profundos, textura argilosa, e fertilidade natural média a alta. Nas Elevações
ocorrem os solos Litólicos, rasos, textura argilosa e fertilidade natural média. Nos Vales dos rios e riachos, ocorrem os Planos solos, medianamente profundos, imperfeitamente drenados, textura médio-argilosa, moderadamente ácida, fertilidade natural alta e problemas de sais.
Fonte: cprm.gov.br
                                                                                         
                                                                                                            

sábado, 30 de julho de 2011

PRAÇA DA CONCEIÇÃO JUREMA-PE. FOTO ELIO ROCHA

Motocross 2008 Jurema - PE

JUREMA LOCALIZAÇÃO EM PERNAMBUCO

LEGISLATURAS DA CÂMARA MUNICIPAL DA JUREMA



1947-1950
Antonio Crispim Spindola
Dionisio Costa Alves
Fernando Nazeazeno de Souza
Joaquim Alfredo Simões
José Lucena de Miranda
Julio Couto de Lucena
Olimpio Vieira de Lucena
Otavio Monteiro da Costa
Ozorio de Barros e Silva
                            1951-1955        
Cícero Simões de Araujo
Fernando Nazeazeno de Souza
Francisco Solano de Arandas
Francisco Valentim de Vasconcelos
João Cordeiro da Silva
José Maria Simões
Julio Couto de Lucena
Manoel Sales Filho
Olimpio Vieira de Lucena
1955-1959
Antonio Crispim Spindola
Antonio Presciliano de Lima
Antonio Ramiro Correia e Sá
Francelino Solano de Arandas
Francisco Valentim de Vasconcelos
Manoel Alves Filho
Manuel Maria Simões
Pedro Correia de Souza
Samuel Alves Pereira
1959-1963
Antonio Presciliano de Lima
Epitácio Mendonça de Barros
Francisco Valentim de Vasconcelos
Gerson Correia e Sá
José Nunes dos Santos
Manoel Sales Filho
Policarpo Nunes de Almeida
Terezinha de Jesus Neves Barros
Zacarias José dos Santos
1963-1967
Bonifácio Ramos Almeida
Carlos José Veloso
Epitácio Mendonça de Barros
Gerson Correia e Sá
José Bezerra da Silva
Juvêncio Tributino Leite
Policarpo Nunes de Almeida
Terezinha de Jesus Neves Barros
Zacarias José dos Santos
1969-1972
Guilherme Peregrino Ponzi
João Pereira Nunes
José Bezerra da Silva
José Cordeiro da Silva
José Lucena de Souza
José Pereira da Silva
Júlio dos Santos
Manoel Batista da Silva
Manuel José da Silva

1973-1976
Antonio Ronaldo Tavares
Geraldo Ferreira da Silva
João Pereira da Silva
José Anacleto Correia e Sá
José Cordeiro da Silva
José Miguel da Silva
Júlio dos Santos -
Manoel Batista da Silva
Miguel Serafim Dias
Pedro Inácio de Luna
1977-1982
Antonio Minervino Gomes
Geraldo Ferreira da Silva
João Francisco da Silva
José Ferreira Leite
José Nunes de Almeida
Manoel Firmino de Lucena
Pedro Inácio de Luna
1983-1988
Antonio Minervino Gomes
Francisco Ferreira Filho
Geraldo Ferreira da Silva
João Pereira dos Santos
José Ferreira de Sobral
Jose Nunes de Almeida
Manoel Batista da Silva
Manoel Firmino de Lucena
Miguel Serafim Dias

1989-1992
Cícero Firmino de Lucena
Fernandes Luiz de Menezes
Francisco Ferreira Filho
Geraldo Ferreira da Silva
José Haroldo Bonfim de Morais
José Serafim Filho
Luiz Ferreira da Silva
Miguel Serafim Dias
Severino Ferreira Leite
1993-1996
Alonso Inácio da Silva
Fernandes Luiz de Menezes
Francisco Ferreira Filho
Geraldo Ferreira da Silva
João Francisco da Silva
João Leite Cardoso
José Haroldo Bonfim de Morais
José Serafim Filho
Miguel Serafim Dias
1997-2000
Alonso Inácio da Silva
Fernandes Luiz de Meneses
Francisco Ferreira Filho
Hélio Manoel Cardoso da Silva
José Osmar Vilela
José Serafim Filho
Luiz Pessoa de Assis
Miguel Serafim Dias
Severino Ferreira da Silva

2001-2004
Alonso Inácio da Silva
Dogival Serafim Dias
Ednaldo José Nunes de Almeida
Edvaldo Marcos Ramos Ferreira
Edvan dos Santos Soares
Hélio Manoel Cardoso da Silva
José Osmar Vilela
Maria Anunciada Sobral Ferreira
Severino Pedro da Silva
2005-2008
Agnaldo José Inácio dos Santos
Arnaldo Francisco da Silva
Dogival Sarafim Dias
Edvaldo Marcos Ramos Ferreira
Hélio Manoel Cardoso da Silva
José Haroldo Bonfim de Morais
José Osmar Vilela
José Serafim Filho
Leonardo de Alcântara Arandas Siqueira
2009 -2012
José Haroldo Bonfim de Morais
George Ferreira da Silva
José Osmar Vilela
Agnaldo José Inácio dos Santos
Dogival Sarafim Dias
Edvan Márcio Ramos Ferreira
Hélio Manoel Cardoso da Silva
Leonardo de Alcântara Arandas Siqueira
Marcos Monteiro Diniz






Fonte: site da câmara Municipal da Jurema-PE.